Para as pessoas que gostam de seus pés, aqui vão algumas dicas para que você possa cuidar deles com todo carinho...
Cuidados básicos, mas que podem prevenir grandes problemas...
- Use calçados bem adequados aos seus pés. Dê preferência
- Evite sapatos de bico fino e de salto alto ou que a altura do salto nunca ultrapasse em centímetros o tamanho do hálux (dedão). É muito importante que todo o arco do pé esteje apoiado no calçado. O ideal são os sapatos tipo Anabela, com salto baixo.
- Corte as unhas de maneira que não machuquem os cantos dos dedos. Procure corta-las em linha reta. esta maneira evitará que elas encravem.
- Após o banho secar entre os dedos dos pés com papel higiênico, se possível com secador de cabelos para evitar que fique alguma umidade no local pois os fungos querem calor e umidade.
- Para evitar micoses, fungos use meias 100% algodão, evite usar o mesmo calçado dias seguidos, é recomendável deixar o calçado em lugar arejado.
- Fissuras (rachaduras no calcâneo) dever ser feita a remoção da calosidade são recomendados cremes a base de uréia com o maximo 10% do mesmo e hidratantes.
- Orientar-se que ao escolher um calçado novo a pessoa. O faça sempre no período da tarde quando os pés já estão mais inchados, o tamanho deve ser sempre pelo dedo maior com o bico do calçado quadrado.
- Use uma loção de creme no dorso e na planta dos pés (exceto entre os dedos), especialmente nas áreas mais ressecadas.
- Se tiver calos ou verrugas procure um especialista para tratá-los. Jamais tente removê-los sem orientação. Os produtos indicados para esse fim podem lesar a pele e provocar infecçôes.
- Dor nos pés causam consequências sérias, pois muda-se a marcha e, devidos aos atritos diferentes começam dores no tornozelo, joelho, quadril e coluna vertebral. Deve-se primeiro tratar a causa.
- Pés jovens problemas futuros, grande parte dos traumas nas unhas ocorre quando o bebê começa a fazer os primeiros movimentos. Evitar agasalhos enteiriços (mijôes). E quando engatinhar, sempre com meias.
- As crianças e mesmo os jovens ainda não possuem a ossatura totalmente estabilizada pelo cálcio, o que geralmente ocorre por volta dos 17 aos 19 anos. Até esta idade deve-se cuidar muito dos tipos de calçados. Não usar saltos, usando sempre calçados confortáveis do tamanho do pé.
Espero que tenham gostado das dicas...
Beijos
Cláudia Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário