sexta-feira, 5 de março de 2010

A História do Vestido de noiva

A história do vestido de noiva é mais recente do que se imagina... E ele nem sempre foi branco.

O vestido de noiva surgiu com a função específica de apresentar para a comunidade as posses da família da moça.
Sua simbologia era a do poder e sua função era social.


As uniões e casamentos acontecem desde que o mundo é mundo e existem relatos bíblicos sobre essas cerimônias e seus rituais, em que a noiva sempre vestiu algo especial.

Nos relatos bíblicos, se as famílias eram abastadas, após as bênçãos se seguia um festejo público. O mais significativo destes relatos é conhecido como “As Bodas de Canaã”, descrito no Evangelho.
O vestido de noiva, resgata pedaços da cultura, da religiosidade e da história da humanidade. Seus tecidos, volumes e complemento, simbolizam a magia que envolve a união dos cônjuges e demonstram a profundidade do conceito de Amor para as culturas do ocidente.

De início, as cores eram variadas, contanto que os vestidos fossem suntuosos, luxuosos.
Os vestidos podiam ser de qualquer cor, inclusive muito se usou vermelho em épocas mais remotas, como na Idade Média (entre 476 d.C. e 1453 d.C.) e em culturas diferentes, como no Japão, Índia e China.







Já o preto predominou na alta Renascença (século XVI), entrando no período barroco (século XVII), diz Míriam, que ensina história da moda.
Foi a época em que a Espanha ganhou primazia nos costumes europeus, e a cor mais propícia para se apresentar em uma sociedade extremamente religiosa, inclusive para as noivas, era o preto.
Esqueça o bom e velho preto básico, pois as vestimentas eram pesadas e luxuosas.





Sobre a origem do vestido branco, não há consenso.
Registros indicam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi pioneira e aderiu ao branco no século XVI.
Uma das explicações para a escolha foi que Mary Stuart fez uma homenagem à família Guise, de sua mãe, que tinha a cor branca no brasão.






Fonte: www.fashionbubbles.com /acesso-05/03/2010

Um comentário:

  1. Olá Equipe Espaço Della !

    Parabens pelo texto, segue mais ou menos o meu estilo de querer contar a história da origem das coisas, isso é muito bom pois fazem todos refletirem sobre o significado de todas as coisas.

    Abraços !

    Marcos Viana "Pinguim"
    http://twitter.com/ultrapinguim

    ResponderExcluir