CICLOS DE CRESCIMENTO DOS FIOS
As fases de crescimento dos cabelos são três:
1-Fase Anágena
A fase anágena é a fase de crescimento dos ciclo, quando os cabelos se encontram nesta fase há uma ativa de células tronco, de células novas no folículo capilar, nesta fase as células capilares são formadas rapidamente e duram de 3 a 5 anos e pode chegar até 10 anos, quando termina está fase os cabelos se aproximam da segunda fase.
2- Fase Catágena
Esta fase chama-se fase de transição que sinaliza o final da fase anágena nela o fio de cabelo encolhe até um terço de seu comprimento, durante a fase catágena o fio se programa para um novo crescimento, esta fase dura de 2 a 3 semanas.
3- Fase Telógena
A fase telógena é o estágio de descanso, normalmente o eixo do cabelo envelhecido cai durante essa parte do ciclo, o folículo permanecerá em descanso na fase de três a seis meses, o ciclo todo se repete de 4 a 5 anos.
Perda normal dos cabelos
A qualquer momento, cerca de 90% do couro cabeludo está na fase anágena, 1% na fase catágena e 9% na fase telógena. O couro cabeludo contém cerca de cem mil fios de cabelos. A perca de fios por dia esta estimada de 100 a 150 fios por dia.
Taxa de crescimento dos fio de cabelos
Em geral os cabelos crescem mais rapidos em mulheres que em homens, a média de crescimento é de 0,36 mm/dia e para os homens 0,34mm/ dia ou seja os fios crescem em rítmo acelerado dia e noite.
A perda dos cabelos não é regular é mais notada pela manhã e em certos períodos, não há sensação de dor quando os caem do escalpo, porque esses fios não estão bem fixados e saem facilmente.
Você pode notar que quando escova ou penteia o couro cabeludo, uma quantidade de fios é inevitavelmente encontrada,esses fios se soltam e podem ser vistos na escova, pente, casa travesseiro.
Cada fio tem uma idade definida e quando acança esse limite natural, para de crescer e cai, o folículo tem um descanço e depois começa a produzir um novo fio. No couro cabeludo esse ciclo de crescimento leva de 3 a 5 anos, o tempo de vida do fio de cabelo de uma mulher é de cerca de 25%
mais longo que o do homem.
Densidade do cabelo
A densidade do cabelo mede o número de fios por centímetro quadrado do couro cabeludo, indicando quando o cabelo é fino ou grosso, varia de acordo com as raças, e também é influenciada por produtos de bebeza, cuidados diários, doenças, saúde dos cabelos, a densidade dos fios média do cabelo é de cerca de 2,2 fios por centímetro quadrado.
A densidade capilar:
* Normalmente aumenta durante a gravidez e volta ao normal entre três e seis meses após o parto.
*É menor em mulheres que em homens.
*Diminiu para os dois sexos após os 50 anos de idade.
*É maior em jovens adultos.
*Diminui em cabelos quimicamente superprocessados.
*Diminui com a escovação e técnicas de penteados inapropriados.
Causas de quedas constantes
*Ovários policisticos, devido hormônios liberados.
*Miomas
*Pós parto no aleitamento materno é liberado um hormônio chamado Prolactina, que só cessa mais omenos 3 meses após o aleitamento materno.
*Problemas na Tireóide
*Pós cirurgicos anestesias
*Medicamentos para depressão, corticóides.
*Lupus
*Anticoncepcionais
*Água muito quente
*Excesso de oleosidade no couro cabeludo
*Nos homens hormônios como a Tostesterona
*Químicas mal realizadas, por produtos ou má aplicações
*Escovas progressicas a base de Formol e Carbocisteína
*Falta de Zinco, Ferritina no organismo
*A falta de proteínas no organismo principalmente a carne vermelha (Vegetarianos).
*Caspa, Psoríase Dermatite Seborréica também auxilia para a queda de cabelos.
*Stress
*Suplemento de vitamínas acima do recomendado.
*Quimioterapias.
*Quantidades excessivas de vitamina A
*Alopécias
*Falta de corte nas madeixas
*Um dos tipos de cabelos mais comuns são por genética, são o que alguns membros da família herdam por ter pouco cabelo e muita queda, as vezes vários membros da familia tem o mesmo problema.
Existe tratamento para queda de cabelos?
Com certeza a primeira coisa a se fazer é descobrir de onde vem a queda de cabelos, por exemplo:
se ela for medicamentosa, na medida dos possível comunicar o seu médico, se ela for por Anemia, ou falta de proteínas da para reverter com uma boa alimentação, é bom consultar um Nutricionista, se for por problemas de saúde como Tireóide, Stress, Ovário Poliscístico, também fica mais fácil é só procurar um bom médico para o controle.
Mas da para evitar quedas constantes evitando o uso de escovas progressivas, muitas descolorações, evite lavar os cabelos com água muito quente, evite dormir com os cabelos molhados.
Existem tratamentos que ajudam no crescimento dos fios de cabelos como tratementos de Argiloterápia, Alta frequencia, Laiser, Loções tônicas para queda, Drebagem de couro cabeludo juntamente com medicamentos como Finasterida, Minixidil, passados por um Dermatologista ajudam no tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário